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Esse é um livro de colorir para as crianças com dicas de alimentação para os pais!
Uma boa mastigação é fundamental para o sucesso da alimentação. Você sabe como está a mastigação do seu filho?
E o desenvolvimento sensorial? Saiba que ele é muito importante para a aceitação alimentar.
Nesse ebook, além de orientações sobre a mastigação, você encontrará também um quadro sensorial para utilizar com seu filho. Tudo isso com muita diversão e brincadeira.
Bem vindos à mesa!

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Quais as causas das dificuldades alimentares?Problemas de alimentação podem ser muito complexos. Eles são, usualmente, causados por uma combinação de fatores. Eles podem ter causas orgânicas associadas, físicas, sensoriais, motoras-orais, psicológicas, comportamentais entre outras. Alimentação é um processo biopsicossocial.
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O problema de uma criança que não come é orgânico ou comportamental?Vários estudos e pesquisas mostram que entre 65-95% de todas as crianças com dificuldades alimentares tem uma combinação de problemas orgânicos e comportamentais. Se você tem um problema físico que impede a alimentação, você rapidamente irá aprender que comer não é algo agradável, ou machuca e uma série de comportamentos para evitar a alimentação irão logo se instalar. Se você não come por questões comportamentais, seu status nutricional ou a falta de experiência e de contato com os alimentos irão levar, possivelmente, a alguma desordem orgânica. Portanto, não é adequado criar uma dicotomia nos diagnósticos ou nos tratamentos das dificuldades alimentares
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Quando começam as dificuldades alimentares?Os problemas de alimentação podem começar em qualquer idade, desde a amamentação e durar indefinidamente quando não são acompanhados adequadamente, atrapalhando todo o desenvolvimento da criança.
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Os problemas de alimentação melhoram sozinhos com o tempo?Baseado em pesquisas e literatura, constatamos que muitas vezes isso não acontece. É pouco provável que as dificuldades alimentares se resolvam sozinhas e que as famílias consigam resolver isso sem ajuda especializada. O pediatra é sua primeira referência para queixas alimentares.
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Quando eu preciso de uma avaliação de um fonoaudiólogo?A família deve reportar inicialmente ao pediatra as queixas alimentares e ele fará os encaminhamentos necessários. Saiba que o fonoaudiólogo é um profissional fundamental no acompanhamento das DA na infância, desde a amamentação. Toda criança com alguma dificuldade na introdução alimentar necessita de uma avaliação sensório-motora-oral realizada por um fonoaudiólogo especializado, bem como na presença de recusa, engasgos, tosses e demais queixas. O fonoaudiólogo é o terapeuta alimentar por excelência.
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Será que meu filho vai precisar de terapia?Muito embora existam muitas ferramentas e estratégias que a família pode utilizar em casa, algumas das queixas alimentares ocorrem em decorrências de déficts no desenvolvimento de certas habilidades os quais podem ser a causa da dificuldade alimentar. Esses déficits interferem no desenvolvimento típico da alimentação e devem ser abordadas por profissional especializado que dará o suporte necessário tanto para a criança quanto para a família.
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O que fazer para as crianças comerem melhor?As crianças comem muito melhor quando a comida é interessante e atrativa. Elas também comem melhor quando, no momento de refeição, é possível falar sobre os alimentos de uma maneira positiva e relaxada, sem pressão. Os pais não devem forçá-la a comer. Os pais devem ensiná-las a comer e ensiná-las sobre as características dos alimentos. Os pais devem comer junto com as crianças e comer a comida delas, assim elas se sentem respeitadas e integradas. Elas, também, devem se servir para que aprendam a regular seus sinais de fome e saciedade. Os pais devem compartilhar refeições com as crianças.
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Meu filho não aceita novos alimentos. O que eu faço?Em geral, as crianças precisam de exposições repetidas aos alimentos para aceitá-los. É importante oferecer o mesmo alimento várias vezes para que a criança se acostume com ele. Lembre-se de oferecê-lo de formas diferentes, pois ela pode não gostar de um jeito e gostar de outro, formas de preparo interferem na aceitação alimentar. Tente fazê-lo se aproximar dos alimentos, manipulando-os, sentindo o cheiro, brincando com eles, antes de prová-los. Respeite essa hierarquia sensorial.
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Devo comer junto com o meu filho?Sim, comer é um aprendizado e o adulto tem um papel importante nesse processo. Sentar a mesa e compartilhar uma refeição, comendo a mesma comida são fundamentais.
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Pode comer na frente da TV ou distraída com brinquedos, IPads, etc?"Não, a criança precisa estar envolvida com a alimentação, estar atenta ao que come e às pessoas ao redor da mesa, compartilhando uma refeição. Esse momento é de aprendizado. Para as crianças muito aversivas à alimentação o uso de telas é muito frequente e difícil de ser retirado. Mudanças devem ser feitas gradativamente, garantindo o respeito às necessidades da criança.
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Posso deixar meu filho comer só o que ele quiser?Quem controla O QUE a criança vai comer, QUANDO e ONDE é a mãe. Você não deve deixá-la comer só os alimentos que ela prefere, sem controle e sem horários. Isso é responsabilidade da mãe, porém é a criança que determina o QUANTO vai comer. Lembre-se que não se pode forçar a criança a comer.
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O que não devo fazer durante a alimentação do meu filho?Forçar a criança a comer mais do que ela deseja e não prestar atenção aos seus sinais de fome e saciedade. Fazer tudo pela criança, tirando sua autonomia e sua atenção para o momento da alimentação. Dar autonomia não significa deixar a alimentação ser controlada pela criança. Substituir alimentos e barganhar também não é adequado. Atenção especial deve ser dada a recusa e aos sinais de incômodo.
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Comer é fácil?Comer é a habilidade física mais complexa do ser humano. É a única habilidade humana que envolve todos os sistemas orgânicos. Comer também envolve uma quantidade enorme de músculos. Uma deglutição utiliza 26 músculos e 6 pares de nervos craniais durante sua execução. Além disso, uma criança para comer precisa coordenar todos os seus 8 sistemas sensoriais ao mesmo tempo. Importante destacar o papel da aprendizagem, do desenvolvimento, da nutrição e do ambiente, que também devem estar integrados a fim de garantir que a criança coma corretamente.
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Comer é instintivo?Comer só é instintivo durante o primeiro mês de vida. Do nascimento até o terceiro e o quarto mês de vida nós temos uma série de reflexos motores como o de procura, sucção e deglutição, os quais nos ajudam a comer, enquanto desenvolvemos os controles motores voluntários para a alimentação. Entre o quinto e o sexto mês de vida, esses reflexos motores primitivos desaparecem e comer passa a ser essencialmente um comportamento motor apreendido após o sexto mês de idade.
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Meu filho vai aprender a mastigar?A mastigação é um processo de aprendizado que se inicia antes mesmo da introdução dos primeiros alimentos. Através da exploração oral de objetos e mordedores o bebê vai aprimorando seus movimentos orais. Importante a oferta adequada e no tempo certo dos alimentos sólidos para o contínuo desenvolvimento e aprendizado da mastigação.
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É preciso usar cadeirão?A postura adequada é fundamental para o bom desenvolvimento motor e das funções orais, ajuda na coordenação mão-boca e bilateral, favorece o desenvolvimento da autonomia e a participação nas refeições. O cadeirão ou os assentos adaptados às cadeiras são necessários, evite uso de carrinhos, sofá, colo, etc.
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Comer é a prioridade número 1 do corpo?De fato, respirar é a prioridade número 1 do corpo, seguida pela estabilidade postural como sustentar a cabeça e o tronco. Essas são as prioridades número 2. Comer é apenas a prioridade número 3. Quando a respiração e a estabilidade postural estão comprometidas, comer passa a ser muito difícil. Fique atento aos sinais de recusa, presença de tosses e engasgos, entre outros.
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Comer é um processo de duas etapas? Sentar e comer?Existem, na verdade, 25 etapas a serem vencidas por uma criança com desenvolvimento normal até o ato de comer, enquanto que para uma criança com problemas alimentares e de desenvolvimento, essas etapas são em maior número, o que torna esse processo de aprendizagem muito mais difícil.
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Se a criança está com fome ela vai comer?Isso é verdade para uma população pediátrica em torno de 94-96%. Para o restante de 4-6% da população, as quais possuem dificuldades alimentares, isso não é verificado. Eles podem passar fome, mas continuam sem comer. Para a maioria das crianças com dificuldades alimentares, comer não é direcionado pela fome. Para as crianças com problemas orgânicos associados à dificuldade alimentar, o apetite, geralmente fica alterado e eles, com o tempo, não respondem mais corretamente às suas sensações de fome e saciedade.
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Não é apropriado tocar ou brincar com a comida?Manipular e tocar os alimentos é uma parte normal do processo de desenvolvimento da aprendizagem em relação a comida e o ato de comer. É possível aprender muitas coisas sobre a comida, através do toque e da brincadeira, antes mesmo dela ser ingerida. É uma brincadeira com um propósito definido que vai proporcionar o aprendizado sobre a comida. Se sujar é uma parte importante desse processo.
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Crianças devem se comportar bem no momento da refeição?Pense num bebê de 6-9 meses que começou a aprender a comer e a bagunça e sujeira que ele faz. Até o domínio total das Habilidades de Alimentação (autonomia, uso adequado de utensílios e postura) muita sujeira e bagunça serão necessários! Depois as crianças aprendem boas maneiras à mesa.
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Quais são os alimentos bons?Não é café da manhã, almoço, jantar ou lanche da tarde, etc. Comida é tanto uma proteína, um carboidrato ou frutas e legumes. Embora alguns alimentos possuam um maior valor nutricional do que outros, rotular alimentos entre “bons” ou “ruins” ou “apenas para serem consumidos em determinados horários”, não ajuda a ensinar a criança a comer ou a ter um bom relacionamento com a comida. Se a criança come algum determinado alimento melhor no café da manhã, está tudo bem! Muitas vezes esses alimentos indesejados servem, inicialmente, para ajudar a criança com dificuldade alimentar a aprender a comer ou mesmo a expandir a quantidade de alimentos ingeridos. Ela está enfrentando desafios em relação a alimentação.
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